sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Imagens das Nuvens


Figura 1 - Cirro (Ci)

Figura 2 - Cirrocumulo (Cc)(Ch)

Figura 3 - Cirrostrato (Cs)

Figura 4 - Altocumulo (Ac)

Figura 5 - Altostrato (As) (Cm)*

Figura 6 - Nimbostrato (Ns)

Figura 7 - Estratocumulo (Sc)

Figura 8 - Estrato (St) (Cl)*

Figura 9 - Cumulo (Cu)

Figura 10 - Cumulonimbo (Cb)

Classificação das Nuvens

* Utilização no código SYNOP.

As nuvens podem também classificar-se consoante a altura da sua base (valores da altura da base respectivamente para as regiões Polares, Temperadas e Tropicais):

Nuvens Altas (altura entre 3 e 8 km, 5 e 13 km** e 6 a 18 km) - Ci, Cc, Cs
Nuvens Médias (altura entre 2 e 4 km, 2 e 7 km** e 2 a 8 km) - Ac, As
Nuvens Baixas (altura inferior a 2 km) - Sc, St, Ns, Cu, Cb
** As alturas nas regiões temperadas. Desenvolvendo-se os Ns e os Cb por vários andares.

Nuvens Especiais
Nacaradas - São nuvens estratosféricas (entre 20 e 30 km de altura) semelhantes a cirros ou altocumulos em forma de amêndoa com irização acentuada como a madrepérola.
Noctilucentes - Semelhantes a cirros ténues, em regra azuladas ou prateadas, e às vezes entre alaranjadas e vermelhas, parecendo ser constituídas por poeira cósmica muito fina.
Rastos de condensação - Nuvens que se formam a partir de rastos de aviões quando a atmosfera no nível do voo está suficientemente fria e húmida.
Nuvens de incêndios - Resultam dos produtos da combustão de grandes incêndios.
Nuvens de erupções vulcânicas - São de tipo cumuliforme constituída por partículas sólidas de várias dimensões, poeiras e gotículas de água que podem originar precipitação.
Nuvens de poeira ou areia muito fina - Originadas por tempestades de areia no deserto que posteriormente entram na circulação geral na baixa e média troposfera. Quando ocorre precipitação sobre uma nuvem de poeira as gotas de chuva são lamacentas.

Formação das Nuvens

As nuvens resultam do arrefecimento do ar por expansão adiabática associada ao movimento vertical do ar ou da mistura turbulenta do ar nas camadas baixas da atmosfera. Devido à diminuição da pressão atmosférica com a altitude, quando o ar sobe a temperatura desce e consequentemente a humidade relativa aumenta, podendo atingir o estado de saturação e de sobressaturação. A existência de núcleos de condensação (por exemplo partículas higroscópicas) provoca a condensação do vapor de água originando a nuvem.

A temperaturas inferiores a 0ºC as nuvens são constituídas por gotas de água sobrefundida até cerca de -10ºC nas nuvens estratificadas e até cerca de -25ºC nas nuvens de convecção. Para valores da temperatura inferiores e até cerca de -40ºC a maior parte das nuvens é constituída por gotas de água e cristais de gelo, com predomínio destes. As dimensões das gotas variam desde um mícron a 100 micra de diâmetro. Embora as gotas de água e os cristais de gelo sejam mais densos que o ar, a sua suspensão na atmosfera deve-se ao facto de os valores de velocidade de queda serem inferiores aos valores dos movimentos verticais ascendentes no interior da nuvem. Movimentos verticais do ar que induzem a formação de nuvens:

- Subida do ar devido à Convecção - Nuvens convectivas
- Subida forçada do ar devido à Orografia - Nuvens orográficas
- Subida de massas de ar de grande extensão horizontal associada a depressões e ou a superfícies frontais.