sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Classificação das Nuvens

* Utilização no código SYNOP.

As nuvens podem também classificar-se consoante a altura da sua base (valores da altura da base respectivamente para as regiões Polares, Temperadas e Tropicais):

Nuvens Altas (altura entre 3 e 8 km, 5 e 13 km** e 6 a 18 km) - Ci, Cc, Cs
Nuvens Médias (altura entre 2 e 4 km, 2 e 7 km** e 2 a 8 km) - Ac, As
Nuvens Baixas (altura inferior a 2 km) - Sc, St, Ns, Cu, Cb
** As alturas nas regiões temperadas. Desenvolvendo-se os Ns e os Cb por vários andares.

Nuvens Especiais
Nacaradas - São nuvens estratosféricas (entre 20 e 30 km de altura) semelhantes a cirros ou altocumulos em forma de amêndoa com irização acentuada como a madrepérola.
Noctilucentes - Semelhantes a cirros ténues, em regra azuladas ou prateadas, e às vezes entre alaranjadas e vermelhas, parecendo ser constituídas por poeira cósmica muito fina.
Rastos de condensação - Nuvens que se formam a partir de rastos de aviões quando a atmosfera no nível do voo está suficientemente fria e húmida.
Nuvens de incêndios - Resultam dos produtos da combustão de grandes incêndios.
Nuvens de erupções vulcânicas - São de tipo cumuliforme constituída por partículas sólidas de várias dimensões, poeiras e gotículas de água que podem originar precipitação.
Nuvens de poeira ou areia muito fina - Originadas por tempestades de areia no deserto que posteriormente entram na circulação geral na baixa e média troposfera. Quando ocorre precipitação sobre uma nuvem de poeira as gotas de chuva são lamacentas.

Nenhum comentário: